Uncategorized

CHÁS E INFUSÕES

O inverno está a chegar, com ele temos algumas doenças como gripes, constipações e até asma. Um chá ou infusão pode ser uma  ótima escolha para ficarmos mais quentinhos. Esta é uma boa oportunidade para conhecer alguns tipos de chás e seus benefícios. Aproveitar também para saber a diferença dos chás comuns e das famosas infusões.

São consideradas infusões todas as ervas que não fazem parte da família da Camellia Sinensis.

Originaria da china a planta CAMELLIA SINENSIS, da origem aos famosos chás: Branco, Verde, Vermelho e Preto. A Camellia Sinensis possui:

  • Substâncias de ação antioxidante.
  • Vitaminas C, K, do complexo B e sais minerais como potássio e magnésio.

 A presença desses compostos pode variar nos diferentes tipos de chá, de acordo com o método de processamento. Os chás que passam por fermentação (vermelho e preto) tendem a perder alguns nutrientes por causa da oxidação.

Esta planta ajuda:

  • No emagrecimento;
  • Na digestão;
  • Aumenta a energia no organismo;
  • Ajuda a controlar o sono;
  • Fortalece o sistema imunológico.

CHÁ BRANCO

É produzida com brotos e flores da Camellia Sinensis e possui a menor quantidade de cafeína e é menos processado em comparação com os outros chás. Com ação antioxidante, o chá branco é suave e levemente doce. Ajuda na prevenção do câncer, doenças cardiovasculares e cerebrais degenerativas.

CHÁ PRETO

Muito mais processado que outros chás, o chá preto tem uma concentração de cafeína, possui ação anti-inflamatória, ação antioxidante e protetora do cérebro. É aconselhável que o seu consumo não seja durante as refeições, pois as suas propriedades estimulantes podem dificultar a absorção de vitaminas como o ferro e aminiácidos.

CHÁ VERDE

É feito com o tratamento de folhas da Camellia Sinensis em vapor, que passa por um processo de secagem. Esse chá é suave e aconselhável para ajudar na perda de peso. Ele ajuda no processo digestivo, absorve nutrientes, tem ação antioxidante e ajuda a melhorar a circulação do sangue.

CHÁ VERMELHO

O chá vermelho resulta da oxidação parcial da Camellia Sinensis, ele é rico em cálcio, manganês e flúor, nutrientes benéficos para a estrutura óssea e para a prevenção de artrite e osteoporose. Este chá pode ser indicado para pessoas asmáticas e com algum tipo de alergia, pois possui uma boa quantidade anti-inflamatória na composição.

COMO PREPARAR O CHÁ

Para os chás verde e branco, a água deve estar a 80 graus. Colocamos uma colher de chá verde ou branco na chavena e deixamos por 2 minutos de molho, de seguida é só coar e tomar simples ou com açúcar.

Para o chá preto, vermelho e infusões a água deve estar a 100 graus e deve ficar de molho de 3-5 minutos.

NB: O CONSUMO DESTES CHÁS DEVE SER MODERADO, POIS TUDO EM EXCESSO FAZ MAL.