Dia Internacional da Língua Materna

Dia Internacional da Língua Materna
Hoje celebra-se internacionalmente o dia da língua materna!
Moçambique é um país que foi colonizado e sofreu muita influência nos hábitos e costumes pelo país colonizador e também por países com que constantemente realizavam trocas comerciais.
Essas influências refletiram-se na nossa cultura, hábitos e costumes e tiveram certa influência nas línguas faladas em Moçambique.
É um problema social a confusão que fazemos entre a língua materna e o dialeto. Hoje, queremos ajudar-lhe a perceber a diferença existente entre estes e dar uma pequena volta pela nossa cultura.
Antes de mais, vamos começar da base e definir uma língua.
Uma língua pode ser definida como um sistema de comunicação verbal que se desenvolve espontaneamente no interior duma comunidade.
Em Moçambique, falam-se mais de 25 línguas sem incluir a língua oficial. Conheça elas e saiba em que província se fala cada uma delas:
Cabo-Delgado – Maconde, Mwani, Macua, Ngoni, Swahili.
Niassa – Yao, Nyanja, Macua, Ngoni, Swahili.
Nampula – Macua, Sakaji, Cikunda, Cikoti.
Zambézia – Chwabo, Lonwé, Macua, Sena, Pondzo, Nyungwe.
Tete – Nyungwe, Nyanja, Sena.
Manica – Cibalke, Cimanyica, Ciwutee, Ndau, Sena, Shona.
Sofala – Ndau, Sena, Pondzo.
Inhambane – Bitonga, Chope, Tshwa,
Gaza – Changana, Chope, Zulu.
Maputo Cidade e Província – Changana, Ronga, Zulu, Siswati.
Se então, as línguas faladas em Moçambique são línguas, o que seria o dialeto?
O dialeto é uma variação fonética e de vocabulário de uma língua. Essa variação geralmente acontece a partir da variação geográfica e é falado por um grupo específico de pessoas.
A título de exemplo, Moçambique tem como língua oficial o Português e o Português de Maputo é tido como Português Oficial de Moçambique. Porem, português que é falado em Maputo e na Zambézia tem algumas diferenças. Essas diferenças são dialeto do Português moçambicano, pelas suas variações de som e de vocabulário.
O Português, a semelhança de todas as línguas tradicionais nacionais e internacionais podem ser uma língua materna. Vamos agora conhecer um pouco do que é uma língua materna.
A língua materna é a língua que o ser humano aprende desde a primeira infância até aos seus 5/6 anos.
Existem pessoas que ao longo deste pequeno período, aprendem mais que uma língua, o que é chamado de bilinguismo, ou seja, a pessoa pode aprender a falar português e Bitonga na sua primeira infância, e claramente, todos podem aprender uma segunda e terceira língua no decorrer da sua vida.
O mais importante, é termos orgulho de quem somos, das nossas origens e valorizar o que temos por experiência de vida.
Este artigo lhe ajudou? Partilhe, comente, marque seus amigos e mande-nos as suas duvidas.