Uncategorized

Escolha o teu perfume ideal

Todos sabemos o quanto as estações do ano interferem directamente em nossas atitudes. A forma de vestir, a alimentação do dia-a-dia, os lugares que frequentamos, a vontade de ficar em casa ou de sair, tudo isso muda no inverno e no verão, de acordo com o clima.

A escolha do perfume é uma coisa muito pessoal e individual. O favorito de uma pessoa, pode ser o motivo da dor de cabeça de outra.

Mas sabias que cada época do ano também tem um perfume que combina mais com a temperatura? Sim, é verdade!

Com certeza a dúvida que está a formar-se na tua cabeça agora é: como assim, tenho que usar perfumes diferentes para cada estação do ano? Ou: como escolher esse perfume certo? É isso que vais entender aqui, com as dicas que preparamos para ti.

 

Categorias de Perfumes

A dúvida que boa parte dos clientes que experimentam um perfume novo ou quer investir num perfume que “causa” costuma ter é: Qual é a diferença entre eau de parfum, eau de toilette, edp e edt? Não é tudo mesma coisa?

Não, não é. Mas vamos tratar de explicar-te isso da forma mais simples possível.

Vamos começar por separar os quatro em dois grupos: EDP é a sigla para Eau de Parfum e EDT, a sigla para Eau de Toilette.

Eau de parfum ou EDP

Para ti que gostas de cheiros mais intensos e duradouro, é este que deves escolher. O seu índice de perfume puro é elevado, já que a sua concentração encontra-se entre os 15% e 25%, fazendo com que o cheiro permaneça na pele entre até 10 horas. No entanto, há que prestar atenção pois estes perfumes tendem a ficar mais intensos quando expostos ao calor.

Eau de toilette ou EDT

A diferença reside na concentração de perfume e consequentemente na duração no corpo. A EDT apresenta menos concentração do perfume puro o que faz dele uma opção mais barata que a EDP. A sua concentração está entre os 8% e 10% e estima-se uma duração de 6 a 8 horas, próprio para alguém que não procura um cheiro muito intenso.

Existem muitas outras categorias de perfumes, mas há que destacar mais duas: Parfum e Eau de Cologne, que é o mesmo que Perfume e Água de Colónia.

Parfum: é o que tem maior quantidade perfume puro, até 40% e a sua durabilidade é de12 horas, podendo durar ainda mais. Este tipo de perfumes não é aconselhado para climas tropicais como o de Moçambique, pois, quanto mais expostos ao sol, mais intensos eles ficam.

 

Eau de Cologne: também conhecida como água de colónia, possui concentração de cerca de 3% e sua durabilidade é em média de duas horas. Este é usado maioritariamente para bebés.

Famílias Olfativas

Vamos agora, aprender a conhecer os perfumes. Os perfumes são divididos em grupos de acordo com o aroma que eles têm.

Mas porquê que isso é importante? É importante conheceres a família olfativa que o teu perfume ou o perfume que gostas faz parte, pois será muito mais fácil quando quiseres trocar por qualquer motivo, saber o que deves e não deves procurar, segundo os teus gostos.

Vamos dividir as famílias olfativas e deixar-te com alguns exemplos (perfumes conhecidos), para ficar mais fácil entender esta divisão:

Amadeirados: Considerada uma família nova, a fragrância desta família olfativa é baseada em notas de madeiras nobres como Sândalo e Cedro, bem como Vetivér e madeiras cremosas como Cashmeran e são consideradas fragâncias clássicas, elegantes e sofisticadas.

O aroma que já é muito usado nos perfumes masculinos, ganhou força também no universo feminino, que, na maioria das vezes compõem o fundo dos perfumes.

Os amadeirados são ainda divididos nas subfamílias: Amadeirado Fresco, Amadeirado Aromático, Amadeirado Especiado, Amadeirado Ambarado e Amadeirado Oriental. (Ex.: Paco Rabanne 1 Million)

 

Florais: Com notas principais de flores, esse é o grupo que geralmente encanta as mulheres. A fragrância pode ser produzida de forma simples com apenas uma flor ou a partir de um buquê floral.

É feito através da destilação das flores, que resulta em um óleo concentrado. Esse óleo floral é misturado a outros óleos essenciais e aplicado em uma mistura de álcool e água, formando o perfume.

Os florais estão divididos nas subfamílias: Floral Aquático, Floral Fresco, Floral Frutal, Floral Oriental e Floral Amadeirado. (Ex.: Lancôme Miracle )

Orientais: Com notas balsâmicas, especiarias e resinas, estas fragâncias nos conectam com o Oriente e encantam com seu toque exótico.

Os perfumes desta família são conhecidos por serem fortes e duradouros, deixando rastros por onde passam.

Orientais são divididos nas subfamílias olfativas: Oriental Amadeirado, Oriental Ambarado, Oriental Especiado, Oriental Floral, Oriental Fougère e Oriental Gourmand. (Ex.: Paco Rabanne Olympêa e Dior Sauvage)

Cítricos: Este tipo de fragrância é viva, leve, refrescante e energética e são conhecidas por agradar tanto homens quanto mulheres.

Composta principalmente de notas cítricas (Limão, Bergamota, Tangerina, Mandarina, Laranja, Grapefruit, Lima) combinadas a ervas aromáticas (Tomilho, Sálvia, Menta, Alecrim, Anis), elas inspiram frescor!

Os cítricos são divididos na subfamília: Cítrico Amadeirado, Cítrico Frutal e Cítrico Floral. (Ex.: Dolce e Gabbana Light Blue e CK In2U feminino)

Frutais: Assim como acontece com outras, o próprio nome dessa família mostra que ela é composta de aromas vindos das frutas. As mais comuns são maçã, cereja, frutas vermelhas, pêssego e laranja.

As notas marcantes das frutas deixam as fragrâncias mais leves e quase sempre com um toque adocicado.

Dependendo do aroma e da combinação, as notas frutais podem potencializar ainda mais o frescor, proporcionando um perfume jovial e prazeroso. (Ex.: O’Boticário Floratta Red e Nina Ricci Nina)

Vamos agora ver algumas dicas para escolheres perfumes. Vamos dividir estas dicas nas duas estações do ano do nosso país. Fazemos essa divisão pois, como dissemos logo a princípio, as estações do ano contribuem e muito para o desempenho dos perfumes.

Perfumes Para o Inverno

Esta é a época do ano para vestir algo que te cubra mais, roupas mais quentes e longas fazem parte das escolhas de inverno, logo, escolher uma fragrância um pouco mais forte é uma boa ideia pois, quanto mais espessura tiver a tua roupa, mais difícil é para um perfume ultrapassar da sua pele para o exterior.Os perfumes mais fortes podem ser aplicados em qualquer parte do corpo, uma vez que possuem uma fragrância mais forte, com uma fixação melhor.Para o inverno, opta mais por Parfums ou EDPs Amadeirados e Orientais, são as opções mais seguras pois eles têm uma fixação prolongada. Existem opções de outras famílias e subfamílias que conseguem também dar uma boa ajuda no inverno.

Dica: O frio do inverno costuma deixar a pele mais ressecada e isso pode interferir na absorção do perfume pelo nosso corpo, reduzindo o seu tempo de acção. Por isso, é indicado passar um hidratante, de preferência que não tenha cheiro, antes de usar o perfume.

Perfumes de verão

O verão caracteriza-se pelo tempo quente e céu quase sem nuvens. Os dias parecem ser mais longos e o sol é forte durante todo o dia. Nesse caso, é preciso optar por perfumes que vão conseguir garantir a fixação mesmo em dias mais quentes. Para os dias de verão, o ideal é optar por fragrâncias mais cítricas ou florais por apresentar um aroma mais suave que combina com dias mais quentes. Uma boa dica é o uso dos EDT – Eau De Toilette ou Água de Colónia pois eles são mais frescos e ideais para a estação.

Dicas: O local onde vais borrifar o perfume na pele também vai influenciar na durabilidade. Existem lugares estratégicos no corpo que vão garantir a fixação do perfume em dias mais quentes. As regiões do pulso, pescoço e na parte atrás da orelha são áreas com uma maior circulação sanguínea, por isso, são as melhores para usar o perfume no verão. Podes considerar colocar um pouco do teu perfume na sua roupa para evitar a perda do mesmo devido à transpiração. Gostaste das dicas e queres saber sobre outros temas? Manda-nos um WhatsApp com o tema que queres saber mais.