Uncategorized

Dicas de como vender mais como afiliado

Com o surgimento de novas tecnologias, novas profissões também começaram a aparecer. Entre elas está a de afiliado, que é basicamente o profissional que vende ou divulga produtos de outras pessoas, sejam eles digitais ou não, em troca de uma comissão ou pagamento.

Porém, como já era de se esperar, por ser um novo modelo de serviço, ser afiliado chamou a atenção de muitas pessoas que queriam trabalhar por conta própria ou até mesmo pela internet. Isso fez com que o mercado se expandisse, é claro, mas também fez com que a oferta ficasse maior, gerando muita concorrência.

Apesar disso, é sempre possível entrar nesse mercado e conseguir realizar vendas. Inclusive, muitos profissionais vêm alcançando um sucesso enorme nessa área, pois eles encontram maneiras de se destacarem de seus concorrentes.

Se você quer trabalhar na internet e quer descobrir como vender mais como afiliado, este post é para você. Vamos mostrar-lhe hoje 8 dicas incríveis que lhe ajudarão a alavançar suas vendas.

O que é afiliado?

Antes mesmo de começar a mostrar como vender mais como afiliado, precisamos definir melhor essa terminologia.

O afiliado é a pessoa que vende um produto sem ser propriamente o criador do mesmo produto. Ou seja, ele vende algo que outras pessoas fizeram. Dessa forma, o afiliado pula a etapa de criação do produto, o que possibilita o foco diretamente nas ações de vendas.

Para começar a trabalhar como afiliado, você basicamente precisa ir a uma plataforma de produtos digitais, realizar o cadastro e escolher os produtos que deseja divulgar para poder realizar vendas e receber as comissões.

Com o tempo e se você desejar, a tendência é que muitas portas se abram para você em outras áreas do negócio digital, inclusive na criação de seu próprio produto ou co-criação com outros produtores.

Como vender mais como afiliado

Vamos mostrar agora 8 dicas para você vender mais com afiliado:

1. Escolha uma área de atuação

Há nichos que estão saturados ou são muito amplos. Para conseguir vender mais como afiliado, faça diferente e fuja deles.

Seja inovador e busque representar soluções novas que as pessoas estejam procurando.

Essa é a chave para o sucesso: quanto mais segmentado é sua área de atuação, melhor. Isso porque, se você fala para um público mais restrito, é provável que eles comprem seu produto porque já sabem que precisam daquilo.

Vamos dar um exemplo para ficar mais claro:

Imagine que você quer trabalhar com o nicho culinária. Se você escolher se afiliar a um produto que seja sobre culinária geral, é claro que muitas pessoas procurarão por essa palavra-chave, porém, você também terá uma concorrência muito maior.

Agora, se você especificar mais e divulgar um produto sobre culinária japonesa para iniciantes, seu público será menor, mas também será muito mais assertivo.

Pense nisso antes de escolher algum produto para se afiliar e antes mesmo de criar seu site ou blog.

Existem algumas características em um produto que devem ser levadas em consideração. Nem sempre um produto com valor e comissão altos é o melhor para você promover, principalmente se você está começando agora e ainda não construiu sua reputação no mercado.

Para promover um produto mais caro, além de boa reputação, é preciso ter uma lista de contatos grande, e principalmente ter em mente que você vai precisar investir em publicidade para alcançar mais pessoas interessadas. Afinal, um produto assim com certeza terá mais competição.

Já um produto de valor baixo, que tenha qualidade e que entregue um valor percebido muito maior ao cliente, vai trazer não só mais reputação para seu nome na internet, como vai gerar uma conversão mais alta em vendas para seu negócio.

2. Defina sua persona

Se você está pensando em trabalhar como afiliado, precisa saber exatamente quem são seus compradores.

Conhecer e entender quem já adquiriu ou quem ainda vai comprar seus produtos é fundamental para otimizar seus resultados e criar um conteúdo assertivo.

Esse é o papel da persona, que é uma personagem criada para representar os tipos de clientes ideais de uma empresa.

A criação de clientes fictícios permite ao afiliado se aproximar da mentalidade de seus clientes reais. Esse processo facilita a identificação e compreensão dos objetivos, dos desejos, das necessidades e das exigências das diferentes categorias de consumidores.

Apesar de fictícia, a persona é baseada em informações reais, o que a torna semelhante a clientes verdadeiros e te ajuda a tomar atitudes mais assertivas.

3. Defina sua persona Para vender mais como afiliado, como já dissemos na primeira dica sobre nichos, pesquise bastante antes de começar a divulgar um produto.

Existem dois pontos importantes para considerar em sua pesquisa:

a. Se o produto tem procura

Não adianta nada escolher um produto que não tenha clientes em potencial ou que não vai chamar a atenção de sua persona. Produtos bem vendidos, bem avaliados e com aparência profissional atraem atenção e são mais confiáveis.

b. Se o produto tem qualidade

Procure vender produtos cuja qualidade é garantida, pois vender algo ruim mexe diretamente com sua autoridade. Faça pesquisas, leia opiniões e casos de sucesso. Se o produto é bem aceito, você também pode vendê-lo.

4. Crie um blog

É muito importante ter um blog que trata de assuntos relacionados ao produto que você vende.

A parte mais importante de seu blog é tornar você uma referência em seu nicho. Nesse canal de comunicação, o ato de vender o produto em si fica quase em segundo plano. O importante mesmo é conseguir cativar sua audiência e mostrar que você é uma autoridade no assunto que aborda em seu blog.

Assim que você tiver se tornado uma referência em seu nicho, você venderá seus produtos com muito mais facilidade, pois seus leads confiarão em você.

Lembramos que ter um blog não trata-se apenas de escrever lá e postar. Existem estratégias que devem ser seguidas para que você seja encontrado, conhecidas como SEO.

Além disso, para ser uma autoridade em algum assunto, seu conteúdo postado precisa ter muita qualidade. Por isso, dedique tempo pesquisando e escrevendo textos que sejam realmente úteis para sua persona.

5. Crie um canal no YouTube

Assim como o blog, o canal no YouTube ajuda a criar autoridade em seu nicho. O conteúdo é diferente do texto, pois é mais fácil de ser consumido e exige menos atenção do cliente.

Mas, assim como o texto, existem técnicas para criar vídeos excepcionais e ser encontrado por sua audiência no YouTube, que é um buscador assim como o Google. Por isso, não deixe de conhecê-las e aplicá-las em sua estratégia de divulgação de vídeos.